21 de março de 2008

Como Trabalhar com Vidro Líquido

Primeiramente vamos conhecer o que é vidro líquido.

É um material inflamável e também conhecido como resina líquida. Para trabalhar com esse material uma das coisas mais importantes é o clima. Se estiver frio você precisará de uma sala com temperatura próxima de 23oC, para que o processo de secagem seja mais eficiente e sem bolhas, caso contrário seu trabalho não sairá como esperado. Não esquecendo que precisará de luvas e máscara para trabalhar, pois o material exala um forte cheiro.

É necessário utilizar um catalisador para iniciar o processo de secagem da resina. O vidro líquido encontrado no mercado já vem com o catalisador proporcional à quantidade de resina adquirida. Seguindo o modo de uso contido na embalagem dará certo.

É importante misturar bem o catalisador na resina pois assim você terá uma secagem uniforme. Se você não misturar bem ela vai ficar pegajosa no final da secagem.

É importante também bater a resina em um recipiente de vidro,  pois o vidro solta a resina ao final da secagem. Pode-se utilizar um recipiente de plástico, mas nunca copo descartável, pois o calor da reação química irá derretê-lo.

A resina ou vidro liquido poderá ser utilizado em várias superfícies, como: madeira, tela, mosaico e você pode também utilizar a resina em forminhas de acetato com formas, daquelas utilizadas para fazer chocolate, obtendo assim o efeito desejado.

Desenformar ao final da secagem e decorar conforme desejado.

Veja este outro artigo: Como aplicar Vidro Liquido no MDF

Veja também:

Saiba Mais sobre Pintura
Conheça sobre Decoração
Pintando Batik
Mais Passo-a-Passo
Conheça sobre Artesanato
Artigos sobre Arte-Educação
Como Usar os Materiais de Artes e Pintura
Pintando margaridas usando a técnica da Pintura Gestual
Releitura das Orquídeas de Monet
Vídeo aula gratuita: releitura das orquídeas de Monet
Craquelê
Como aplicar Vidro Liquido no MDF
Como fazer um Batik
Iniciando uma pintura em tela
Outra Sugestão para a Mesa de Natal
Telma Luize

154 comments on “Como Trabalhar com Vidro Líquido”

  1. Ola boa noite ..gostaria de saber se eu colocar vidro liquido nos meus mosaicos..por exemplo uma mesa fica em um calor de 40 graus todos os dias em Minas Gerais..la é muito quente ..o produto vai aguentar?aguardo para não ter problemas ,ou vidro liquido é só para fins decorativos. obrigado.

  2. O Vidro liquido é uma resina e tem uma ótima resposta em lugares quentes, secando rápido.
    Agora, pode usar vidro liquido desde que respeite o tempo de preparo e secagem do produto.
    Não sei que marca você está usando.Algumas marcas levam mais tempo para ficar totalmente seco.
    O que faz a resina dar uma boa resposta é o cuidado no preparo e quantidade que estará usando, vc falou de uma mesa, faça a conta antes de começar o processo para não ter problemas com a quantidade.

    Etapas
    Coloque o produto em uma vasilha de vidro. Depois de seco ela solta.
    Misture bem e deixe descansar para sair as bolhas, (o tempo depende da densidade do produto, quanto mais denso demora mais para a bolha sair, ver indicação de uso), espalhe rapidamente, se observar bolha bata de leve na mesa.
    Coloque a mesa em um ambiente limpo livre de pó pois leva 72 horas para secar bem, e poder usar normalmente.
    Já fiz com algumas marcas que demorou mais. Procure não ficar colocando o dedo para ver se está seco, com a sobra faça uma amostra em um pedaço de madeira e vá anotando o tempo de secagem, assim no próximo projeto ficará melhor ainda.
    O comportamento do vidro liquido em grande quantidade é outro, procure usar a mesma marca e mesmo lote.

    Boa sorte.

    OBS: Uma sugestão para usar com alunos adultos e crianças é o Verniz Base da Mural Color. Tem um brilho excelente. A base de água. Isso é ótimo.

  3. olá!! Trabalho com alargadores de acrílico e estou muito interessada em fabricá-los de vidro. Como faço a fundição, o prepapo, a moldagem do vidro? podem me indicar uma fonte de pesquisa. Grata, Poliana.

  4. Olá,

    Gostaria de uma informação.

    Vou fazer uma mesa de jantar de madeira (MDF ou fórmica), branca, 1,80x 0,90, e gostaria de saber como proceder para aplicação da resina (vidro líquido) na parte superior da mesa, para que fique sem bolhas ou desníveis (lisa). Gostaria também de saber se a resina risa fácil (por ser a mesa muito utilizada).

    Desde já agradeço.

    Abraços,

    Alessandra.

  5. Olá,

    Gostaria de uma informação.

    Vou fazer uma mesa de jantar de madeira (MDF ou fórmica), branca, 1,80x 0,90, e gostaria de saber como proceder para aplicação da resina (vidro líquido) na parte superior da mesa, para que fique sem bolhas ou desníveis (lisa). Gostaria também de saber se a resina risa fácil (por ser a mesa muito utilizada).

    Desde já agradeço.

    Abraços,

    Alessandra.

  6. Oi Alessandra,

    Não tenho aplicado o vidro liquido em superfícies tão grandes, mas já usei em bancos, bandejas, etc...

    O processo é bem delicado:
    1. certifique-se de que a mesa está nivelada.
    2.Prepare a área a ser aplicada a resina.
    3.Para não formar bolhas você pode comprar um anti-bolha para resina.
    4.Teria que fazer a conta exata da quantidade de resina que vai necessitar para não faltar e parar o processo na metade.
    5. O vidro liquido a ser usado pode ser de qualquer marca, mas leia as instruções antes. Normalmente você coloca em uma vasilha e bate bem, espera 60 min para que as bolhas subam depois despeje sobre a mesa com cuidado para não formar bolhas novamente, é difícil se livrar de todas as bolhas, seja bem paciente neste momento.
    6.O ideal é procurar uma empresa de produtos químicos e comprar resina, anti-bolha, clareador e catalisador, pode também colorir a resina escolhendo a cor desejada. Vai precisar de mascara, luva, avental e acetona para a aplicação.
    7.No momento da secagem a mesa tem que estar em um ambiente limpo, livre de poeira.
    8.Para evitar cair poeira na resina durante a secagem, coloque algumas bacias com água em volta da mesa para puxar o pó até elas, ajuda.
    9.Resista a vontade de colocar o dedo para ver se está seco.
    10.Após 24 h de pré-secagem estará seca ao contato mas não para colocar algo em cima ou testar se é resistente à risco, tem um tempo de cura conforme a marca que você deve se certificar no rotulo do produto.
    11.A resina é resistente mas não está livre de riscos, a vantagem é que vc pode lixar e polir quando for necessário.
    12.Tem outro problema, ao misturar os elementos acontece uma reação química que esquenta a peça, se o mdf for fino pode empenar.

    No mercado vai encontrar vidro liquido da Gato Preto, Corfix, Acrilex. Agora tem um novo que é a Base Liquida Mural Color a base de água, que tem um resultado excelente.
    Você pode escolher o que for melhor para seu projeto.
    Se ainda tiver dúvidas me contate novamente. Depois nos conte o resultado do trabalho, se tiver uma foto posso publicá-la no site.

    Telma Luize

  7. Poliana,

    Vc pode entrar em contato com o Elvio no Parque São Lourenço – Curitba – Pr.

    Ele tem um ateliê de escultura em vidro. Vc poderá tirar suas duvidas. Ou até fazer um curso com ele.

    Vou ver se consigo o contato dele e te envio.

    Telma

  8. Bom dia,, gostaria de saber se posso usar vidro liquido, estes kits q se compra em loja de artesanato,sobre decoupage, e se é necessario alguma tecnica especial para isto.
    Abraços

  9. Pode sim José Carlos, só tem o seguinte procedimento.

    Vidro Liquido sobre decoupagem.

    Material:
    Uma superfície de MDF caixa tipo bandeja ou quadrinhos.
    Uma lixa
    Selante Universal Mural....ou base para mdf.
    Um guardanapo
    Tinta acrílica cores fazendo um compose com o guardanapo ou papel.
    Cola Découpage Exterior Mural
    Pincel 446/16 Condor.

    Passo à passo

    Passar a lixa levemente na madeira, em seguida passar um pano para tirar todo pó.
    Passar o selante universal, bem passado sem deixar excesso. leva vinte minutos para secar.
    Lavar o pincel com água, secar.
    Aplicar a tinta escolhida após a peça seca.
    IMPORTANTE....Como aplicar o guardanapo....
    Escolha a melhor posição, segure bem no meio e pincele a cola do meio para fora, esticando bem a cola, descanse o guardanapo em cima da cola e com uma espátula Mural própria para decoupagem, passe levemente para esticar o guardanapo. É IMPORTANTE QUE A COLA SEJA BEM PASSADA E ESTEJA SECA PARA APLICAR O VIDRO LIQUIDO. Caso aplique antes acontecerá que o guardanapo vai enrugar, e onde não tem cola fará bolhas.
    O Vidro liquido deve ser colocado com calma sem fazer muitas bolhas, assim o trabalho ficará mais bonito.

    Espero ter respondido sua pergunta.
    abraços
    Telma Luize

  10. Oi, Telma Luize. Gostaria de saber se posso usar vidro líquido em caixas de mdf pintadas e com colagens de papel de decoupage. De fato, queria saber se onde não há colagem o vidro líquido formará bolhas e se ele pode entrar em contato direto com a caixa pintada (sem papel).
    Obrigada,
    Milena.

  11. Olà, usei a resina em cima de uma base de madeira e com decoraçoes de flolhas de planta verdadeira, mas a resina descoloriu a madeira e amarelou as folhas... 🙁
    A quantidade q preciso cobrir com a resina è grande, entao, gostaria de saber como posso usar a resina sem q a madeira e a folhas naturais sejam catalizadas? tenho q passar a goma laca antes ou tenho q fazer varias camadas de resina atè chegar na altura q preciso?
    obrigadao!!

  12. Oi Patrícia,
    Para trabalhar a resina em superfície grande, tem que estudar o comportamento da madeira.
    Se vc usou MDF ele absorve umidade, causando o descolamento da resina.
    Vc precisa impermeabilizar muito bem a madeira para que não tenha umidade nas peças, assim como nas folhas naturais.
    Bom, vc pode usar vários tipos de impermeabilizante, eu sugiro um selante universal , marca Mural color, vc encontra um frasco de 250ml que rende muito e seca bem rápido.
    Para garantir uma boa impermeabilização, procure dar duas demãos, procurando esticar bem o produto com um pincel macio de pelo (446/18 Condor).
    Depois de bem seco vc pode aplicar uma tinta base ou posicionar as folhas que também foram seladas com selante universal Mural, ou termolina, uma a uma, aplique uma primeira camada de resina, posicione as folhas com cuidado e aplique novamente a resina conforme desejar.
    Sugiro fazer um teste em uma caixa pequena ou mini quadros, e depois dar inicio ao trabalho grande.

    Abraços
    Telma Luize

  13. Oi Antonio,
    Onde vc compra resina talvez tenha um produto chamado anti- bolha.
    Use uma gotinha para cada porção pequena de 100ml, 2 para porção média de 300ml
    e clareador de resina, para a resina ficar mais transparente.

    Ele ajuda tirar as imperfeições da resina.
    Tem outro produto que é a base de água que vc pode experimentar na porcelana e ver se seu trabalho fica bom. É o verniz base Mural, é denso e fica tão bom quanto resina.
    Esse produto é um verniz base para craquelê, vc encontra em kit craquelê ou avulso,
    comercializado pela Casa do Restaurador em São Paulo.
    Se vc puder me passar um passo a passo gostaria de aprender essa técnica de foto na porcelana.

    abraços,
    Telma Luize

  14. Boa Noite, estou fazendo uma placa indicativa com o nome de uma fazenda em mosaico (plastilhas de vidro), gostaria de saber se posso usar o vidro liquido no lugar do resunte, e se vai fixar as tesselas e aquentar a exposição ao sol e chuva. Obrigada desde já, Taty

  15. Olá Taty,

    Não pode porque a resina desgruda do vidro quando seca.
    A resina suporta bem as intempéries quando está em superfície que não trabalhe muito.
    Neste caso como é uma placa, provavelmente ficará no tempo, é melhor vc usar o rejunte que suporta as intempéries.
    Caso seja para uso interno, vc pode usar um produto Volume Mural Color, é a base de água...... hummm é bem mais caro que o rejunte, e que não vai desgrudar nunca, já fiz algumas experiências com ele e o resultado é ótimo.
    Espero ter ajudado, boa sorte.

    Abraços,
    Telma Luize

  16. Olá Telma...Muito obrigada pelas informações.... estou procurando informações sobre esse produto que vc falou, volume moral color e não estou achando nada, vc acha que da para rejuntar o meu mosaico com ele que vai ficar bem fixa as tesselas e mais bonito que o rejunte normal? a placa vai ficar no tempo, preciso de algo que aquente bem, mas não queria usar rejunte pois as tesselas ficaram muito proximas uma das outras e o desenho não ficaria bem aparente e bonito.

    Novamente agradeço....

    Atenciosamente, Taty

  17. Oi Tatianne,
    Esse produto chama-se Mural Color - O Volume é usado como tinta relevo também, miscível em qualquer tom de tinta Mural.
    Vc vai encontrar em casa de artesanato.
    Só que, sugiro o uso do rejunte mesmo, porque a resina sai do vidro com exposição no tempo.
    Vc pode estar usando para peças pequenas de uso no interior dos ambientes.
    Fica bem fixo e bonito.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  18. Olá Telma,
    consigo fazer lanternas(sinaleiras) para veículos com vidro líquido, como fazer moldes para copiar as peças e a coloração? Pode me indicar onde aprendo a trabalhar com os materiais?

  19. Olá preciso fabricar uma placa de fibra de vidro de tamanho enorme aprox. 4,30 de largura e 2,25 de altura, precisa ficar fina como se fosse uma lamina, preciso tbém que ela fique lisa ? vc pode me ajudar de que maneira eu posso proceder ?
    Obrigado

  20. Oi Luciano,

    Eu nunca fiz placas, mas vou te passar algumas informações que podem ser úteis. Primeiro vc já trabalhou ou trabalha com fibra de vidro?
    Tem que ter muito cuidado, não esquecendo da mascara e luvas.
    Vc terá que produzir placas e depois grudá-las com a própria resina.
    Tipo Dry wall.
    Para ficar fina precisa de um molde ou cama de vidro ou silicone no tamanho de placa ou tamanho total (a resina solta do vidro, silicone e acetato).
    A fibra de vidro já é mais difícil de esticar, portanto com cuidado você estica na largura desejada, como é fibra de Vidro vc tem que estar com luva grossa, roupa velha que não vai mais usar, pois a fibra espalha pequenas partículas que cortam a pele).
    Você pode misturar a fibra na resina só que vai ficar mais densa e não vai dar um resultado liso como vc quer.
    Tem que ficar perfeito pois se sobrar pontas de fibra vc terá que lixar e não é fácil.
    Esse não é um processo econômico pois esses materiais são caros.
    Vc encontra resina liquida transparente, para compras com a porção certa de catalisador.
    Para que fique lisa é só colocar os catalisadores apropriados, como anti- bolha, Clareador são fantástico para o resultado final.
    Se vc fizer esse processo depois me conta como foi a experiência.
    Espero ter ajudado.
    Abraços
    Telma Luize

  21. Oi Pedro,

    Estive pesquisando com alguns amigos que trabalham com restauração de carros antigos.
    Vc pode estar fazendo de resina sim. Fica com aspecto de vidro.
    Terá que fazer uma forma de silicone.
    O problema é que tem uma redução de tamanho na secagem da resina, pode ser que tenha dificuldades ao encaixar no local, sugiro fazer um pouco maior e depois desbastar.

    Abraços,
    Telma Luize

  22. :love: QUERIDA TELMA A PAZ DE CRISTO PARA VOCÊ

    ADOREI AS INFORMAÇÕES PASSADAS ELAS SÃO IMPORTANTES PARA O APERFEIÇOAMENTO DO TRABALHO DE TODOS.
    AGORA PRECISO SABER SE QUANDO A PEÇA NÃO FICA PERFEITA DA PRIMEIRA VEZ UTILIZANDO O VIDRO LÍQUIDO, COM ALGUMAS FALHAS NAS LATERAIS DA CAIXA POR EXEMPLO, EU POSSO REAPLICAR O VIDRO LÍQUIDO POR CIMA OUTRA VEZ PARA TENTAR CONSERTAR. OBRIGADA
    PAZ E FELICIDADES.
    COM CARINHO
    WAL

  23. Sr. Eduardo,

    A Resina com o tempo solta do vidro, independente da quantidade. Uma sugestão, como é um vidro de boa espessura, pode ser soldado em uma loja de solda para vidros de carros. E ainda, pode colocar silicone que é um vedante e adere bem ao vidro.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  24. Olá,

    Gostaria que me ajudassem a preparar o mdf para a aplicação do vidro liquido gato preto,
    mas antes de aplicar vidro liquido, tenho que passar algo na peça oq ??????
    eu posso passar termolina???

    espero resposta ,
    agradeço desde ja
    abraço a todos

  25. Pode sim, só não demore para usar o restante para não perder o produto.
    Eu tenho sempre algumas caixas semi-prontas para aproveitar o restante de sobras de materiais.
    Assim, sempre tenho embalagens prontas para usar em eventuais necessidades.

    Abraços,
    Telma Luize

  26. Boa tarde!!!
    Como usar o vidro liquido em cima das fotos? pois colei uma fotos numa caixinha de madeira, e passsei o vidro liquido em cima dela, ai ela manchou toda. devo passar alguma coisa na foto antes de passar o produto para não manchar?

  27. gostaria de saber mais informações sobre essa arte , trabalho com fibra de vidro , mas gostaria de saber sobre o vidro liquido, onde encontrar os materiais e as tecnicas utilizadas se possivel me mande informações via e-mail obrigado

  28. Olá gostaria de saber se vc sabe onde conseguir vidro líquido em maior quantidade, pois tenho diversas peças para aplicar e acaba ficando muito caro?
    Gostaria de saber de uma marca que depois não fique amarelada, pois fiz diversas peças para miha sobrinha (Branca)e eles acabaram ficando amarelados!
    🙁
    Grata
    Izilda

  29. Bom, nunca fiz esse processo. Já aconteceu de cair bichinhos em alguns trabalhos. Nesta situação eles ficavam vitrificados.
    Vou fazer uma experiência e descrevo para vc depois.
    Como está muito frio aqui, você vai ter que esperar o tempo melhorar um pouco, não trabalho com resina no frio.

    Abraços,
    Telma Luize

  30. Oi Cesar,
    Bom, vc já trabalha com fibra de vidro e então deve conhecer resina.
    O vidro liquido é uma resina transparente que vc mesmo tem que temperá-la com catalisador e pode fazer moldagem com fibra de vidro ou silicone.
    Vc pode encontrar em lojas de produtos químicos.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  31. Oi Cida,
    Esse processo é delicado, tem uma série de informações para fazer isto e precisaria de um tempo maior para descrevê-lo. Vou fazer um passo a passo desse processo e postar no site para que vc possa fazer em seu ateliê.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  32. olá, fiz uma peça de MDF com vidro líquido e durante a secagem ele escorreu um pouco nas laterais. Como posso retirar esse excesso sem danificar a peça?

  33. OLA BOA TARDE TUDO BEM
    MEU NOME E VALDECI LIMA
    CHEGUEI A 2 MESES DA AMERICA
    EU QUERIA TRABALHAR COM O VIDRO LIQUINDO AQUI NO
    BRASIL MAS EU AINDA NAO SEI ONDE POSSO ENCONTRA
    O VIDRO LIQUINDO PARA COMPRA .....QUERIA ENCONTRA O VIDRO LIQUINDO PARA COMPRA
    DESDE JA AGRANDEÇO
    EU FICO ESPERANDO UM RESPORTAS
    VALDECI LIMA
    QUIRIA MUITO PODER CONVERSAR COM VC SOBRE O VIDRO
    TENHO INTEÇAO DE TRABALHAR COM VIDRO TEMPERADO
    SE FOR POSIVEL ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO EMAIL ROMI930@AOL.COM
    OU PELO FONE 33 3236 1192
    TENHO INTEÇAO DE TRABALHAR COMO DISTRIBUIDOR DE VIDRO
    TER MINHA PROPRIA DISTRIBUIDORA DE VIDRO ...
    MAS EU NAO INFORMAÇOES SUFICIENTE PQ FAZ POUCO TEMPO
    QUE CHEGUEI NO BRASIL .....
    FICAREI AQUI ESPERANDO UMA RESPORTA SUA OBRIGADO
    VALDECI LIMA

  34. Oi Valdeci,
    Para trabalhar com distribuição é preciso um grande investimento.
    Requer uma base grande de conhecimento desse produto.
    Nas grandes químicas de São Paulo vc encontra os materiais básicos para produzir.
    Tb precisará de um químico com entendimento no assunto.
    Uma pessoa que trabalha com esse produto e já é distribuidor é o Sr. Luis da Casa do Restaurador, em São Paulo.
    Vc também pode entrar em contato com a Gato Preto uma das marcas, Acrilex outra marca reconhecida.

    Abraços,
    Telma Luize

  35. Ol, gostaria de saber como posso usar o vidro liquido sobre uma fotografia sem borrar a mesma.
    existe algum metodo, ou impressão especifica para q isso não venha acontecer?
    desde ja agradeço.
    aguardo
    michele

  36. Boa tarde Telma,

    essa semana apliquei vidro liquido pela primeira vez. Usei gato preto em uma bandeja de madeira pintada de preto, ficou lindo mas ainda nao secou, da pra passar a mao mas ta um pouco grudento. Ja fazem 4 dias. Eu sei que esta frio entao queria saber se 1. foi erro na mistura (fiz exatamente conforme as instrucoes deles) ou 2. tenho que ter mais paciencia.

    Se errei na mistura, como posso concertar? A bandeja eh para um bar entao tem que colocar coisa dentro..

    Obrigada,

    Gabriela

  37. Fui fazer uma peça com vidro liquido, uma caixinha, ai pra não pegar pó coloquei uma revista em cima, quando fui tirar a revista ela tinha grudado no vidro, consegui tirar, mas ficou marcada, tem como refazer? Obrigada!

  38. Oi Gabriela,

    Isso já aconteceu comigo tb.
    Para tristeza sua não seca. O que vc pode fazer é colocar outro produto com resina por cima desse, pq resina em cima de resina cola bem.
    Vc pode usar o Verniz base da Mural, é a base de água, muito bom, é só derramar e esperar secar, seria como um verniz em cima do vidro liquido só vai ter que cuidar com as indesejáveis bolhas, ou pode preparar outro vidro liquido e colocar em cima desse, podendo ser outra marca.
    O vidro liquido as vezes acontece isso mesmo por causa da temperatura e outros procedimentos que devem ser respeitados. Em especial o da Gato Preto, já testei de várias formas e tem algumas considerações que vou reportar em um artigo futuramente.

    Telma Luize

  39. Michele,

    Vc pode usar um produto encontrado nas casas de materiais de artesanato, chama-se Verniz Base Mural Color, é só colar a foto esperar secar bem a cola, e aplicar a base sem pincelar.
    Se a cola não secar bem vai fazer bolha ou ter reações, dependendo da cola usada.
    Pode usar a cola extra forte da Mural.
    Já testei alguns materiais da Mural em vários trabalhos e todos tem dado uma boa resposta.

    Telma Luize

  40. Oi Telma!!
    Fiz meu trabalho com vidro liquido e depois de esperar 72hs, coloquei a caixa em um saquinho e grudou no trabalho marcando todo o vidro, existe alguma coisa que eu possa fazer para recuperar a minha caixa?????
    Obrigada
    Fernanda

  41. Gostaria de saber, se o vidro líquido tem reação quimica com o isopor? Estou fazendo uma bandeja de patchcolagem e gostaria de aplicar o vidro liquido por cima,
    desde já agradeço a atenção.

    Damaris Nogueira

  42. Olá. Trabalho com confecção de bijuterias e gostaria de saber se é possível aplçicar o vidro líquido em metair folhados a ouro, prata ou paládio, ou se devo trabalhar com outro tipo de resina ou laca. Obrigado

  43. Desejo saber se poderei aplicar o Vidro Liquido sobre "base lisa" de uma lajota de concreto? Se possível, como devo proceder?
    Certo da sua atenção, agradeço desde já.
    Grato, Renato Rodrigues
    Rio Grande do Sul.

  44. Olá,

    Gostaria de utilizar o vidro líquido para fazer pequenas peças de bijuterias, usando metal e imagens impressas a laser ou papel fotográfico.l

    Alguma indicação de qual marca é melhor para esse procedimento? Vc conhece algum site que tenha um passo-a-passo com uma técnica parecida?

    Obrigada.

  45. Ola boa tarde....eu fiz uma peça com mosaico e apliquei o vidro liquido da acrilex....e ele manchou meu rejunte e deixou a peça com aparencia amarelada...tem algo q eu possa fazer para retirá-lo?? sem perder a peça....rs Obrigada

  46. Oi Fernanda,

    Eu também já perdi trabalhos assim. Alguns até dá para recuperar.
    Você pode tentar fazer assim mas não garanto que salvará sua peça.
    1. Primeiro passe uma lixa fina em toda superfície
    2. Passe um pano e tire o pó
    3. Com um pano limpo ensope de acetona e vá passando
    4. Depois deixe secar e lixe novamente.

    Quanto ao amarelado não dá para tirar porque é a qualidade da resina que deixa amarelado.
    É só mudar a marca, sugiro Gato Preto ou Mural Color. A Mural é mais fácil de trabalhar e tem um ótimo acabamento. O único inconveniente são as bolhas, o que é normal da resina.
    Para que fique bom você tem que ir tirando as bolhas antes de endurecer a resina. Exige paciência.

    Um feliz 2011 para você e sucesso no seu trabalho.

    Telma Luize

  47. Oi Vanessa, vidro liquido em plástico com o tempo ele solta.
    Vc pode fazer a decoupagem sem problema depois vc passa selante em cima, em seguida passe um verniz. O selante não fica totalmente transparente.
    Depende da marca do selante.
    Estou fazendo uma série de aplicações de vidro liquido em várias superfícies,
    logo as fotos estarão no site, assim vc podera tirar suas dúvidas.
    abraços,
    Telma

  48. EStou fazendo um estudo de como fazer asas e flores para figurino e cenário e queria saber se é possivel aplicar o vidro liquido em tecido e se no tecido ele mantem o formato que eu der com arame?Se for possicel aplicar em tecido, pode ser qualquer tipo ? Se puder me ajudar fico muito grata!!!!
    abraços

  49. Oi Satit,

    Pode sim. Os tecidos mais resistentes são os de algodão, mas se o vidro liquido for a base de água vc vai poder passar em qq tecido.
    Tem algumas observações:
    - o tecido absorve o material e acaba escorrendo nas laterais tem que aplicar com cuidado.
    - deve aplicar nos dois lados do tecido.
    - fazer camadas finas e se necessário passe uma segunda demão.

    Telma Luize

  50. gostaria de saber sobre vidro liquido para uso em colagem de pedras acrilicas em metal
    como adquirir e tambem como aplicar
    caso haja alguma informaçao a respeito favor entrar em contato

  51. Cara Telma eu comecei a me interessar por resinas, mas as idéias no momento seriam a aplicação em molduras de papel com fotos impressas também em papel para decoração a um custo bem baixo, impermeabilização de caixas de abelhas (colméias langstroth) e também substituir vidro em aquecedores solares artesanais aplicando diretamente sobre as chapas dos coletores. Gostaria que me dessem dicas de como escolher os produtos e quais seriam as melhores indicações em cada caso. Atenciosamente, Antonio, de Marília, sp.

  52. Boa tarde!!!

    Gostaria de utilizar o vidro em uma peça de argila tipo uma fonte que sempre ficará com água.
    Você poderia me informar se daria certo.

    Aguardo um retorno

    Obrigada
    Patricia Mara

  53. Oi Antonio
    Resina é resina. A dificuldade que vc vai encontrar é o ponto do catalizador.
    Seria bom fazer umas experiências primeiro para não investir muito já de começo.
    Eu acredito que vai funcionar.
    Aconselho contatar um químico que entenda de resina e que possa te auxiliar nessa nova jornada.

    Telma Luize

  54. É provável que a temperatura ambiente tenha influenciado.
    Tb tem algumas marcas que são mais leitosas mas fica amarelada.
    Agora o fosco é porque o catalisador não foi suficiente para a temperatura local.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  55. Vai ficar ótimo só que antes de colocar a água vc tem que esperar secar bem.
    Como a cerâmica é porosa vai fixar a resina, tb tome o cuidado de observar se a cerâmica esta bem seca.
    Bom trabalho.

    Telma Luize

  56. Olá, apliquei e tive alguns probleminhas com o vidro liquido...
    Gostaria de saber se é possível retirar, se for como?
    E algumas partes ficaram como bolhas estouradas, em nível menor. Gostaria de saber se é possível aplicar outra camada, para esconder isso?
    Obrigado!

  57. posso passar vidro liquido em cima de uma camada que já está seca?
    acrilex realemnte deixa a peça amarelada?
    obrigado...
    me reponda o mais rápido por favor...
    parabéns pelo trabalho!

  58. Olá, Telma! Tá rendendo esse assunto do vidro liquido né. Que bom, pq já procurei o que quero e não achei, talvez vc possa me ajudar. A minha dúvida é, quero usar o vidro liquido em um molde e depois de seco soltá-lo para que pareça um vidro transparente. Por exemplo, uma foto Coloco a foto em uma superficie, jogo o vidro liq. já preparado por cima da foto e depois de seco eu desgrudo da superfície, mas o que passo para que depois de seco eu consiga remover desta superficie? Obrigada

  59. :angry-red: olá, boa noite.eu trabalho com artesanato, e usei o kit de vidro liquido(CORFIX),em um jogo de tres bandejas..o resultado foi desastroso.. em alguns lugares ficou perfeito..em outros, ficaram manchas onduladas, enfim, ficou muito feio..será que tem como tirar e fazer de novo, ou dá pra fazer de novo, por cima ?por favor, me ajude!! obrigada!! DEISE

  60. Eu ri com o desastroso, provavelmente faltou produto, daí ele tem diferença na secagem.
    Vc pode estar usando novamente o produto por cima dele mesmo vai resolver mas não vai ficar perfeito.
    Da próxima vez use uma quantidade que fique uniforme na peça, procurando colocar a peça em locar bem reto.

    Abraços,
    Telma Luize

  61. Vc pode usar um desmoldante que vai facilitar bastante.
    O problema é que pode manchar a parte vitrificada que vc quer.
    Tb tem outro probleminha, dependendo do vidro liquido que usar não fica transparente fica meio amarelado.
    Tem um produto que a Corfix lançou um relevo transparente, é uma resina a base de água. Muito boa tb e vai facilitar seu trabalho.
    Tb tem o verniz base da Mural que é muito bom. Só que amarela depois de seco, mas ainda fica muito bonito.
    Sugestão de superfície vidro ou acetato os dois vc usa desmoldante. Demora 72 horas para secar bem, porém do acetato vc desgruda o projeto depois de 4 h ou quando der para tocar na peça.

    Abraços e bom trabalho,
    Telma Luize

  62. Vc pode colocar nova camada sim.
    Para retirar vai danificar a peça, depende muito de onde está aplicado.
    O tempo de secagem é bem importante.
    Tem que fazer uma estufa para que a peça fique secando e longe de poeira.
    Uma caixa de mdf com uma lâmpada ajuda manter a temperatura sem variações.

    Abraços,
    Telma Luize

  63. Boa noite, gostaria de saber o q devo fazer se passei uma camada de vidro liquido sobre uma peça de mdf, e como eu nao sabia a qtdade certa a ser utilizada em cada peça, ficou com algumas falhas... será q se eu passar uma outra camada fica melhor? mas eu passaria em toda a peça novamente? ou so nas falhas?
    obrigada

  64. Telma, andei dando uma lida em suas respostas sobre o vidro liquido, estou com umas idéias na cabeça, e queria usar o vidro liquido para finalizar a peça, quero montar um pequeno e delicado mosaico em um medalhão de bijuteria, sendo o medalhão de metal, as peças do mosaico de ceramica, com rejunte habitual aos trabalhos de mosaico, por cima para dar brilho queria aplicar o vidro liquido, mas me veio a seguinte duvida: a peça do medalhão que pretendo utilizar tem uma pequena borda em volta, será que o vidro liquido vai aderir a esse metal, e se aderir, será que corre o risco de trincar com o uso e movimento da peça?
    Aguardarei um contato, obrigada pela atenção!
    Camila Marchiodi.

  65. BOA NOITE !!
    POR FAVOR ME AJUDE...
    FIZ UMA BANDEJA LINDAAAAAAA E APLIQUEI O VIDRO LIQUIDO, FICOU PERFEITOOOO PORÉM NÃO VI UM FIO DE CABELO PEQUENO CAIU E SÓ VI AO SECAR...
    ME DA UMA DICA PARA DISFARÇAR ESTE FIO !!!!!!!
    ABRAÇOS
    CLAUDIA

  66. Ola....usei o vidro liquido numa peça de madeira . Pintei na cor lilas e joguei o vidro liquido por cima.
    Mas o efeito nao ficou bem, ficou com uma ondulaçoes que nao gostei.
    Minha pergunta é o seguinte : posso agora colar em cima dele outra peça de madeira, e com que cola poderei colar a madeira em cima da peça pronta com vidro liquido?

  67. Bom Dia
    Sera que me poderias ajudar com as resinas epoxy - vidro liquido ou de vitrificação
    Ha muito tempo que procuro a resina e nao encontro a venda e seria para aplicar em puzzles para ficarem selados pela parte da impressao .
    Podes me indicar algum citio em que posso encontrar a resina para eu comprar ,ficaria muito grato ??Ja agora estou em Portugal que no Brasil pelo que tenho pesquisado é facil de encontrar
    Aguardo resposta

    Nelson

  68. :love: Boa noite,eu trabalho com desenhos em azulejos,eu os faço manualmente,e a tempos penso em faze-los para decorar paredes de banheiro,enfim decorar casas,ambientes,o que eu posso usar para obter o efeito de vidro na peça sem que a imagem saia se o banheiro por exemplo for lavado,por favor me ajudem!

    Grata,

    Lilian

  69. Fiz um conjunto de bandeja e caixa de chá de MDF e apliquei o vidro liquido Gato Preto, mas não sei por qual razão não deu o resultado que esperava, ficou pegajosa. Gostaria de saber se posso aplicar outro vidro liquido por cima para não perder as peças... Estou desesperada!!!!!
    Sempre usei vidro liquido nas minhas peças e isso nunca aconteceu, o que poderia ter acontecido isso?

  70. O vidro liquido tem boa transparência, só que, é melhor trabalhar com a resina importada,
    vai precisar de um molde de silicone é bem mais trabalhoso, seria para um trabalho artesanal.
    E teria que contar com clareador e anti – bolhas etc....

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  71. A resina solta do vidro assim que ela estiver bem seca, pode também derramar acetona que ela desprende.

    Agora se for um vidro com textura, canelado ondulado ou jateado ela não sai tão fácil .
    abraços

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  72. 1-Se o cabelo estiver bem na superfície vc pode tentar com um pouco de acetona em um algodão (como fazemos para limpar os cantos das unhas, na manicure). Tente passar em cima do cabelo para ver se desgruda.
    2- se não conseguir vc pode fazer uma decoupagem com linhas curvas arabescos.
    3- tem canetas para cerâmica pode estar fazendo um desenho de arabescos tb.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  73. É difícil dizer o que vai acontecer, pq depende de quem e como vai ser manuseado o objeto.
    O vidro líquido da para ser usado como vc quer, só que é um trabalho bem delicado e tem que ser feito com bastante cuidado.
    Quanto ao cair nas laterais o problema é que vai escorrer e pode ficar pontas, ou grudar na superfície que vc colocar o objeto.
    Use uma superfície de vidro para poder desgrudar ou coloque VL com muito cuidado para não escorrer.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  74. Vc tem que passar em toda peça novamente, observando a altura para não escorrer pelas laterais e nem faltar produto novamente.
    Pode colocar uma fita para segurar o vidro liquido (depende como é a peça).

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  75. Oá!
    Eu ja trabalho com vidro líquido e tenho notado que em algumas peças de madeira com decupagem, depois de aplicado o vidro líquido, o papel fica com algumas manchas. O que pode estar acontecendo? tenho que passar algum tipo de impermeabilizante antes do vidro? Espero que possa me ajudar. Obrigada pela atenção.

  76. Boa tarde, Telma. Inspirada num blog, forrei 12 azulejos brancos pequenos com fotos do meu casamento em p e b, passei goma laca com pincel, esperei secar por 2 dias, apliquei vidro líquido gato preto ontem à noite com o auxílio de uma espátula de plástico e hoje quando acordei, além de irregular - economizei na quantidade - todas as fotos tinham manchas vermelhas. O presente de Natal do meu marido foi pro brejo! Esta mancha vermelha sairá ao fim da secagem? O jeito é colar outras fotos em cima e tentar de novo? Devo substituir a goma laca? O problema vai persistir? Usarei os azulejos como porta-copos, então queria garantir que as fotos não seriam destruídas. Pode ser outra solução além do vridro líquido. Me ajude a salvar o presente do maridão, por favor!! Muito obrifgada. Abraços esperançosos. Patricia

  77. Olá, por favor, preciso de umas dicas. Estou pensando em fazer uma bandeja de chá aplicando um bordado em ponto cruz no fundo e por cima, para ficar lisinho, uma camada de vidro líquido. Como a trama do tecido pode ocasionar bolhas, gostaria de saber se existe algo que eu possa fazer para evitar isto. Pensei em "pincelar" vidro líquido como se fosse um verniz antes de aplicar a camada mais espessa. Li que pode-se aplicar Goma Laca também mas gostaria de saber sua opinião. Muito obrigada. Bjs.

  78. Oi Patrícia,

    Para salvar o seu presente vc pode colocar resina transparente, que não é tão fácil de encontrar, teria que ter um acompanhamento.
    Tem um produto da Mural com o nome de verniz base que colocado sobre a foto vai ficar translucido.
    Só que com o tempo vai amarelando, mas salvaria seu presente por enquanto.
    Vc encontra na Casa da Arte em São Paulo.
    Dessa vez observe a quantidade.
    O vidro liquido é delicado para trabalhar mesmo, leva tempo até pegar o jeito e as vezes surpreende.

    Abraços,
    Telma Luize

  79. Pode aplicar outro vidro liquido por cima.
    Observe o clima antes de aplicar.
    Em clima frio ele tem reação mais demorada.
    Esse que ficou pegajoso vai secar, o problema é que vai cair pó e não fica nada bonito.
    Nem pense em passar algo para limpar, que piora o quadro...... rsrsrsrr

    Bjs e boa sorte.
    Telma Luize

  80. Oi amigo, boa tarde. Estou fazendo uma escultura de argamassa que se parece com pedras rochosas. Quero revestir com algum tipo de resina, só não sei qual, gostaria que fosse alguma líquida, bem molinha, mas que endurecesse igual a uma pedra horas depois. E o mais importante: que o tempo de cura fosse rápido, sem deixar fungicida ou matéria tóxica na água, pois podem matar meus peixes. Me ajude por favor, dependo disso para prosseguir. Sinceramente; Gerson.

  81. \Ola . Utilizei o vidro liquido da gato preto em uma bandeja. apos as 72 hs e agora já tem bem + tempo ele não cristalizou legal e fica assim meio suado e pegajoso. O q. posso fazer pra melhorar isso? Acho q. coloquei quantidade insuficiente pois ficou muito leve ralinho mesmo. Dá pra fazer + e colocar por cimaAguardo resposta pra ver se não pergo a bandeja.
    Brigadão

  82. Boa tarde, estes dias compre o vidro líquido da gato preto, porém gostaria de saber se tem como adicionar algum corante, se tiver qual devo usar para dar um colorido transparente?
    Grata.

  83. Existe um pigmento que vc pode colocar na resina, é próprio para colorir resina.
    Nunca experimentei na marca Gato Preto, vou fazer um teste.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  84. Oi Gerson,
    Tem vários tipos de resina, que vc pode usar.
    Só que, como é para colocar na água, acredito que vc pode colocar o vidro líquido a base de água. Casa da Arte em S.P.
    No caso da resina é só esperar o tempo da secagem maior, depois de bem seco, que não solta residuo na água.
    Tem muitas peças de resina para decorar.
    Vai da qualidade do material.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  85. 😀 Oie... Eu li em algum lugar do site que pode pitar o vidro liquido coma cor que desejar!
    Eu queria fabricar peças de biju como corações e etc, por coloca-lo em forminhas como foi sugerido. Pode me dar mais detalhes e se fica muito caro. pois aqui um potinho de vidro liquido é muito custoso!

  86. Olá Telma, é a terceira vez que faço trabalho com vidro liquido gato preto e não dá certo. Faço exatamente como está no manual e a peça fica fosca e pegajosa.
    Fiz um porta joia maravilhoso de veludo e não seca de jeito nenhum e agora estou vendo que começou a ficar fosco o vidro, fiz ele na quinta feira, e aqui em São Paulo tá um frio danado. Outra vez fiz uma bandeja também que ficou maravilhosa, aí coloquei o vidro estraguei tudo, ficou horrível e tem uns 4 anos e até agora não secou kkk. Fica suada.
    O que posso estar fazendo de errado?? E tem como consertar? Talvez se jogar verniz vitral por cima?? Só não quero perder a peça!!!

    Me ajuda por favor??

    Bjs

  87. Apliquei vidro líquido numa caixa e da primeira vez acho que usei um pouco de catalisador demais e trincou todo Agora coloquei uma proporção de 40% e já tem 3 horas e ainda não deu a consistencia... (siquiplas)
    Ainda vai endurecer? Tenho que entregar a caixa amanhã e já refiz por conta da primeira vez. Alguém me ajuda? 🙁
    Posso colocar mais um pouco por cima? Não vai trincar? Melhor esperar até amanhã?

  88. olá

    estou fazendo uma mesa de violão com aplicação de pastilhas de vidro, azulejos e outros materiais, sem rejunte, e gostaria de fazer o acabamento de vidro líquido.

    você sabe dizer se há algum problema ou cuidado especial?

    uma questão que estou com dificuldade de resolver é o fato da superfície não ser rebaixada, fazendo com que o vidro líquido escorra facilmente. pesquisei e a única solução encontrada foi esperar ele ficar em "ponto de mel". Você conhece outra alternativa?

    muito obrigada e um abraço!

  89. Como aplico vidro líquido sobre uma tampa com decoupage em papel e totalmente lisa sem nenhuma saliência para que o vidro não escorra?
    Agradeço se voce tiver alguma dica.
    Pensei também em colar um pedaço de vidro fino e na medida,mas que cola usar para que fique invisível sob o vidro?

  90. Tenho um projeto em mente a alguns anos e gostaria de dar andamento, acredito que a resina até o momento seja a melhor solução. Eu gostaria de usá-la para impermiabilizar algumas peças feitas de tecido e assim endurecê-las, tornando possivel a lavagem como flores de tecido.
    O que eu quero saber é se posso fazer a aplicação da resina nas flores com pincel, se sim como limpar estes pinceis. Ou seria melhor usar uma espátula, o metodo de limpeza do material tb. Sei que será preciso uma base para apoiar as flores que dê forma à peça e já providenciei, de material pet. Quero saber se é necessário usar algo para forrar a forma, ou se a resina depois de seca se soltara facilmente,
    Obrigada

  91. Olá. Já tenho feito alguns trabalhos com vidro liquido mas agora precisava de criar o efeito mel de abelha e pensei em colorir o vidro liquido para dar esse efeito. Não sei se é possivel colorir o vidro liquido e que tipo de corante usar.
    Será que me podem ajudar?

  92. Devido ao frio a resina não trabalha direito.
    Para salvar a peça, vc pode aplicar uma nova marca de vidro liquido.
    Antes faça um teste em um pequeno lugar.
    Já passei por isso e mesmo colocando outro produto,
    não consegui salvar totalmente minha peça.
    Como esperei para aplicar outro produto, grudou pó na peça,
    limpei com água morna e acetona e mesmo assim ficou com marcas.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  93. Nossa, não sei realmente o que fazer, coloquei o vidro liquido e não adiantou, ja´fiz duas peças com vidro liquido e deu tudo certo, agora as ultimas foram deseastres totais, dineiro jogado no lixo, fazer o que!! Nunca mais faço né!! Bjs

  94. Olá eu fiz uma caixa com vidro liquido, fiz o preparo correctamente mas ainda ta um pouco pegajoso o que posso fazer para a caixa secar mais depressa a caixa. Será qe me pode ajudar-me com algumas dicas?
    Agradecia a sua ajuda.

  95. APLIQUEI AS FOTOS NA BANDEJA, IMPERMEABILIZEI E DEPOIS DE SECO COLOQUEI O VIDRO LIQUIDO. O QUE ACONTECE É QUE AS FOTOS ESTÃO FICANDO MANCHADAS COMO SE ESTIVESSEM COM PONTOS MOLHADOS. GOSTARIA DE SABER SE QDO O VIDRO LIQUIDO SECAR AS MANCHAS SUMIRÃO OU POSSO FAZER TODO O PROCESSO NOVAMENTE APLICANDO EM CIMA DESSE VIDRO LIQUIDO SECO PARA QUE EU NÃO PERCA A PEÇA E NEM A CLIENTE? É URGENTE!!

  96. Ola boa tarde....eu usei o vidro liquido e não deu certo, fiz todo o processo e ficou esbranquiçado e cheio de bolhas.A marca do vidro liquido é da gato preto!! obrigado.

  97. Bom dia, Telma!!!
    Eu apliquei o vidro liquido da gato pretoem um a bandeja redonda grande fiz todo o procedimento que pede na embalagem e não deu certo, ficou com bolhas e embranquiçado.O que eu poço passar para remove-lo? Obrigado!!!

  98. Só colocando mais vidro liquido sobre esse, pode ser uma camada fina.
    Tem que passar logo antes que grude pó nele.
    Não secou completo pq o tanto de catalisador não foi suficiente.( dependendo da marca tem que mexer bem para misturar o catalisador na resina, esperar subir as bolhas e colocar na superfície desejada.)
    Espero que resolva.
    Bjs
    Telma Luize

  99. Gostaria de saber como eliminar o cheiro de resina isoftálica na água, pois foi feito uma vedação na caixa dágua de nosso prédio e já se faz mais de 10 dias que o cheiro do catalisador está presente na água.

  100. Bom dia, Telma!!!
    Eu apliquei o vidro liquido em uma bandeja, fiz todo o procedimento que pede na embalagem e não deu certo, ficou com bolhas e não ficou liso. Como faço para remove-lo? Obrigada!!!

  101. Boa tarde, é a primeira vez que usei o lidro liquido.
    Fiz uma camada sobre uma peça de madeira (decoupage) e secou.
    gostaria de saber se posso manipular mais um pouco e colocar por cima onde ficou faltando?
    Aguardo instruções!
    Obrigada.

  102. Não deveria ter cheiro nenhum, verifique com o fabricante a dosagem de catalizador.
    O certo é ter um ambiente com mais de 24° para que a resina completar o processo de secagem e assim o catalizador cumpre sua função.
    Há possibilidade de ter colocado mais catalisador que o necessário, e por isso o cheiro e gosto.
    Se foi isso a resina não seca completamente e fica grudenta.
    Solução é colocar uma nova camada de resina por cima com a dosagem correta de catalisador.
    Espero que ter ajudado com a dúvida sobre a resina.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  103. Ola Telma, tudo bem?
    Gostaria de saber duas coisas:
    O vidro líquido é a mesma coisa que resina acrílica?
    Posso usar vidro líquido ou resina acrílica (caso sejam diferentes) para encapsular uma peça de Poliestireno (plastimodelismo)? Como deve aquecer na reação química, será que deformaria?
    Parabéns pelo cite.
    Um abraço.

  104. Olá, estou iniciando trabalhos com o uso do vidro liquido já preparado mas tenho algumas várias dúvidas.. qual é a proporção de uso x area a ser aplicada? Posso colocar vidro liquido sobre outro vidro líquido?
    obrigada

  105. Boa tarde!
    Gostaria de saber se posso utilizar o vidro líquido dentro da cuia de chimarrão para o, já que é feita de cabaça (um tipo de abóbora) própria para este fim.

    1. Olá Marilu,
      Preciso de mais algumas informações para entender a sua necessidade. Você vai usar para a cuia para chimarrão ou será para outra finalidade?
      Abs,
      Telma Luize

    1. Olá Salete,
      Grata pelo contato. O vidro líquido não adere ao vidro comum, a menos que este seja preparado de forma a ficar áspero, como por exemplo: jateamento. Mesmo assim, corre-se o risco de que se solte ao longo do tempo.
      Abs,
      Telma Luize
      P.S. Deixe seu email na caixa de contato que estarei enviando mais dicas. 🙂

  106. Gostaria de tirar uma dúvida. Fiz a aplicação de resina numa peça de madeira e percebi que após a secagem algumas partes ficaram opacas como se tivesse caído poeira sobre a resina, porém não foi o caso. Me deu impressão que faz parte do processo de endurecimento. A pergunta que tenho é: Este mesmo efeito ocorre no interior ou somente na superfície ?

    1. Olá Luiz Henrique, isso acontece quando o catalizador não foi mexido o suficiente. Se for pó, é só polir, nesse caso tenta polir para ver se as bolhas ficaram na superfície. Se ficou interna, teria que fazer uma restauração, polindo e depois aplicar resina novamente, fazendo uns furinhos na resina seca para a resina nova aderir.
      Espero ter ajudado.
      Abs, Telma Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram