26 de janeiro de 2010

Como aplicar Vidro Liquido no MDF

Vou apresentar o passo-a-passo para aplicar o vidro liquido sobre MDF.

Esta é uma técnica simples só para você aprender a usar o vidro liquido, depois você pode experimentar com outros materiais. É importante ter todos os materiais à mão antes de começar o processo. Você pode pintar com a cor desejada, fazer uma decoupagem e depois aplicar o vidro liquido.

Veja também:
Saiba Mais sobre Pintura
Conheça sobre Decoração
Pintando Batik
Mais Passo-a-Passo
Conheça sobre Artesanato
Artigos sobre Arte-Educação
Como Usar os Materiais de Artes e Pintura
Pintando margaridas usando a técnica da Pintura Gestual
Releitura das Orquídeas de Monet
Vídeo aula gratuita: releitura das orquídeas de Monet
Craquelê
Como aplicar Vidro Liquido no MDF
Como fazer um Batik
Iniciando uma pintura em tela
Outra Sugestão para a Mesa de Natal

Material:

  • Uma  peça de MDF. Pode ser uma bandeja ou caixinha com rebaixamento, para não escorrer o vidro liquido.
  • Selante para madeira  ou base acrílica, tem marcas muito boas que são fáceis de aplicar e a peça fica com ótima qualidade.
  • Vidro liquido  - Gato Preto ou outra marca, sempre precisa preparar a peça pois o vidro liquido já é parte do acabamento da peça.
  • Tinta acrílica  decorativa brilhante ou fosca.
  • Um retardador de secagem de tinta
  • Papel para decoupagem
  • Cola para decoupagem
  • Pincel de pelo 466 Condor
  • 1 rolinho de espuma pq. Condor
  • 1 esponja  abrasiva  Condor
  • 1 espátula para decoupagem.

Modo de fazer:

1.       Com a esponja abrasiva, esfregue toda caixa uniformemente, não precisa fazer muita força.

2.       Tire todo o pó da peça.

3.       Aplique em toda a peça o selante ou a base acrílica para madeira utilizando o pincel 466 Condor de pelo macio. Faça sempre no mesmo sentido e procure não deixar acúmulos de tinta, ESPERE SECAR.

4.       Com a esponja abrasiva dê mais uma passada em toda a peça. Tire todo o pó.

5.       Aplique a cor desejada em toda a peça de maneira que fique bem uniforme e com o rolinho seco passe pela peça para uniformizar as pinceladas.

a.       O que o pessoal não sabe usar é o retardador de secagem, um produto que você encontra para misturar à tinta que acaba demorando um pouco mais para secar e permite uma uniformidade na aplicação da tinta, deixando a peça mais bonita.

b.      ESPERE SECAR sem pressa. Leva umas duas horas para secar bem, não coloque secador, porque altera a durabilidade da tinta, procure deixar secar naturalmente.

6.       Agora vamos para a decoupagem.

a.       Já com o motivo, veja bem o local que vai colocar e aplique a cola para decoupagem somente na área que vai o papel.

b.      Se o papel for espesso passe um pano úmido nele  para ficar mais maleável.

c.       Coloque-o na superfície e passe uma espátula para decoupagem por cima. Ela vai tirar o excesso de cola e alisar bem o papel. Com um pano úmido passe nas laterais para remover o excesso de cola.

d.      Se for um guardanapo, aplique a cola para decoupagem na superfície que vai o guardanapo. Não coloque o guardanapo já na hora que aplicou a cola, espere um pouco, enquanto isso retire as folhas extras do guardanapo, são duas folha de proteção que o guardanapo tem, vai sobrar uma com o motivo.

e.      Agora coloque na superfície com cola e com  a espátula para decoupagem vá passando levemente até ficar bem lisinho. ESPERE SECAR.

7.       Aplicando o vidro liquido.

a.       Procure se certificar que não tem pó na peça, deixe a peça em uma superfície bem reta, assim o vidro liquido fica bem uniforme na superfície, veja se você tem a quantidade suficiente para colocar na peça, porque se faltar você vai querer esticar com o pincel para que atinja toda peça e não vai ficar bom.

b.      Procure colocar a quantia necessária para a peça escolhida, nem mais nem menos.

c.       Não agite o vidro, deixe ele bem parado para não formar bolha.

d.      Para mexer no vidro liquido enquanto aplica pegue um palito de churrasquinho e vá puxando para os locais desejado, sem fazer muito movimento para não fazer bolhas, aplique bem devagar assim ele vai ficar uniforme.

e.      Deve-se tomar cuidado quanto a superfície que vai ser aplicada para não escorrer. Antes de aplicar, observe na embalagem o modo de uso do produto. De um modo geral não tem muito segredo, é só aplicar sem pincelar muito e fazer poucos movimentos para não fazer bolhas. Porque as bolhas não somem e  a superfície não vai ficar com aparência de vidro, como você deseja.

Pronto! Sua peça de MDF já pode ser utilizada.

Abraços,

Telma Luize

Veja este outro artigo: Como Trabalhar com Vidro Líquido

Telma Luize

35 comments on “Como aplicar Vidro Liquido no MDF”

  1. No caso de resina, vc prepara um novo tanto de resina com um pouco mais de catalisador e faz uma nova camada.
    Se as peças estiverem mordentes (pegajosas) experimente pincelar uma nova camada de resina com uma gota a mais de catalisador.
    Deixe descansar em uma superfície de vidro, limpando com um cotonete ou improvisando um com palito de churrasco. Embeber em acetona para retirar o excesso que possa escorrer, para não ter que lixar depois.
    Em caso de vidro liquido passe uma nova camada em temperatura ambiente de 24 graus, ajuda no processo de secagem. Se o problema continuar troque de marca.

    Abraços,
    Telma Luize

  2. Sr. Antônio o Catalisador já vem na proporção certa para cada litro comprado de resina.
    Para saber ao certo quantas gotas de catalisador é só fazer a conta das proporções.
    Ver quanto veio de catalisador e quanto de resina e fazer a divisão das quantidades.
    Em caso de locais mais quentes vc usa sempre uma gota a menos de catalisador, em lugares mais frios uma á duas gotas a mais.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  3. Boa Tarde Telma, gostaria de saber onde posso comprar o vidro líquido em grande quantidade, tendo em vista que quero fazer peças em quantidade.

    Obrigada

  4. Oi Julia,
    Não se vende vidro liquido em grande quantidade.
    O que vc vai encontrar nas grandes Lojas de produtos químicos é resina.
    A vantagem do vidro liquido é que já vem temperado e é só usar mas a resina tem todo um processo químico que precisa ser respeitado para que seu trabalho tenha sucesso.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  5. Acabei de fazer um porta cha e fiz a tecnica de marmorizado nele... esta lindo!
    mas gostaria de dar um acabamento em toda a peca com o efeito de vitrificacao (virdo liquido)... mas nao so na parte de cima e sim em toda a peca (laterais tb)
    como faco essa aplicacao com pincel normalmente como se fosse um verniz? ele nao vai escorrer?

  6. Ola Telma,
    Eu tenho uma peça em MDF, em que eu apliquei o vidro liquido seguindo as instruções do fabricante, mas depois de um tempo a peça ficou opaca e sem brilho.
    O que teria causado isso? E se tem algo que eu possa fazer para a peça voltar a ter brilho?

    Muito Obrigada,
    Ayu

  7. Fátima,

    Vc pode fazer de duas formas:
    1- Aplicar laca – tem várias marcas no mercado. Como aplicar: coloque a laca em um recipiente de vidro, pegue um pincel de pelo, Condor 466/16 ou outro que não manche,
    aplique uma demão, sem exagerar, espere secar e repita mais duas vezes. Fica com aspecto vitrificado e muito lindo.

    2- Para aplicar vidro liquido dá mais trabalho e demora mais, Vc tem que fazer um lado de cada vez. Coloque a peça em uma superfície plana, aplique o vidro liquido de sua preferência. Não pode pincelar, para não encher de bolhas, aplique lentamente sem exagerar para não escorrer nas laterais, conforme for faltando vc vai colocando aos poucos para ficar com uma superfície lisa. Para aplicar siga as instruções do fabricante.

    Telma Luize

  8. Oi Ayu,

    Isso acontece pq demorou para secar e acabou aderindo pó.
    Vc pode passar uma lixa d’água levemente, limpar bem, secar bem com secador e aplicar um laca, ou pode aplicar uma nova camada de vidro liquido.
    Estou testando uma nova marca que logo comentarei, no momento indico o verniz base da Mural – Color. Em Curitiba vc encontra na Demarino – Av. Desembargador Hugo Simas, 1181 loja 05 fone: 41 3018 6227.
    Para aplicá-lo vc precisa observar alguns detalhes, como o tamanho da bandeja para saber se vai dar um vidrinho, ele é denso e não dá para fazer muito movimento com ele, pois enche de bolhas, tem que aplicar vagarosamente,
    Para fazer o mínimo de bolhas, com um palito de dente vc tira as bolhinhas, procure um lugar bem plano e espere secar.

    Telma Luize

  9. Oi Telma,
    Tenho interesse em usar o vidro liquido em algumas idéias de decoração e achei o máximo as dicas que vc deu, obrigada! Só senti falta de algumas fotos para vermos resultados e termos mais segurança de aplicar!
    Abraço,
    Simone Fogassa

  10. Telma,
    Pretendo fazer uma bandeja com o convite de casamento de fundo, e gostaria de saber se existe a possibilidade do vidro líquido corroer o papel, ou mesmo fazer a tinta do convite borrar... Se sim, que sugestao vc me dá pra que isso não aconteça? Pensei em passar um verniz, ou algo similar, mas sou totalmente novata nessa área, e nao sei bem como proceder...

    Desde ja agradeço a atencao.

  11. Telma, gostaria de saber se posso colocar vidro liquido em uma decoupagem que fiz com uma fotografia na tampa de uma caixa de mdf, estou com receio do produto danificar a fotografia.

    Att

    Rafaela Monteiro

  12. olá Telma, estou com uma dúvida, tenho uma mesa antiga de televisão com pernar de ferro e tampo de fórmica. Penso em aplicar uma decoupage e posteriormente o vidro líquido mas como poço fazer para que ele não escorra nas laterais da mesa? pensei em fazer uma borda com tiras de acetato (radiografias) mas tenho medo que elas nã0m solte depois. Tens Alguma idéia ??
    Obrigado.
    Um beijo.
    Gabriela

  13. Oi Rafaela
    Vc pode aplicar sim. Tem um liquido que vc pode passar na foto antes de colocar o vidro liquido.
    Fica bom mas o problema é que não se encontra tão fácil por ai esse produto, é importado.
    Experimente com uma foto 3x4 com a marca do produto que vc escolheu e vê se vc gosta.
    Caso não fique bom vc pode usar o verniz base da Mural que funciona mas deixa amarelado.
    Foi o melhor resultado que encontrei.

    Telma Luize

  14. Oi Gabriela,
    Uma fita crepe é o suficiente pois o vidro liquido não é de escorrer, só se for uma base inclinada. Tb depende a marca que vc vai usar.
    Vc pode colocar a fita, aplicar o vidro liquido, esperar um pouco e pode tirar a fita para esperar secar completamente.
    Não deixe secar com a fita ok.
    Bom trabalho

    Telma Luize

  15. Boa tarde!
    Telma, eu fiz uma aplicação em mdf,na hora q apliquei ficou otimo uniforme.
    porem , agora q esta secando esta ficando umas falhas, como se o mdf tivesse absorvendo.
    Eh assim msm? usei da marca Aquarela Brasil.
    Obrigada

  16. Eu pretendo usar o vidro liquido em uma maquete para dar efeito de agua em um "lago".
    Gostaria de um tom levemente esverdeado (verde agua) no vidro liquido - é possível pigmenta-lo? Vc tem alguma outra sugestão para "imitar" agua? Obrigado!

  17. Dá sim.
    Se for resina tem o pigmento próprio para resina, tem um translúcido.
    Fica como água mesmo.
    Adriano só tem uma coisa se for uma maquete de fuan a resina vai derreter a peça.
    Vc pode usar um verniz base da Mural, que é a base d’água e misturar com a tinta da mural mesmo, tb vai dar o resultado que vc quer. Só tem que cuidar na quantidade de tinta pq
    a base ao secar fica amarelada então vc pode fazer uma experiência antes de aplicar na peça.

    abraços,
    Telma Luize

  18. É bem complicado misturar as marcas.
    Existem muitas variantes portanto é bom manter a mesma marca.
    Misturar marcas sempre dá alterações nesse tipo de produto.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  19. Tem que ver a base que vc passou e como, pode ser que não ficou uniforme...
    Como o mdf é bem poroso ele absorve o material. Onde a base ficou fraca, provavelmente o mdf absorveu o produto, que é a base de água.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  20. Estou tentando subistituir o verniz pela resina.só que ela não seca quando aplicada em cama das finas.a peça é mdf pintado com laca,já temtei alterando a quantidade de catalizador mas não deu certo pois seca no pote ,o detalhe é que é diluida para aplicação na pistola, por favor me ajude

  21. Sr. Lima,
    O correto seria contatar um químico que ele calcularia a quantidade exata de catalisador e a densidade para pistola, porque é um trabalho diferenciado e único.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  22. Oi Telma, encontrei seu site por acaso e já fiquei fã. Tenho uma dúvida. Eu fiz uma decoupage numa caixa de mdf com um decalque a base d´agua e quero colocar vidro líquido por cima. A base que usei por baixo da tinta foi acrílica. Minha dúvida é: com a porosidade do mdf vai ser possível esta aplicação? Preciso colocar goma laca antes do vidro líquido? como eu procedo para o meu trabalho ficar finalizado.
    Um abraço Francilene

  23. Para não fazer bolhas novamente vc tem que esperar um pouco até elas subirem no copo ou recipiente que vc mexeu.
    E aplicar delicadamente com um palito de churrasquinho; vc vai ajudando a furar as bolhinhas. É meio demorado mas dá resultado.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  24. Tem vários produtos que vc pode comprar para fazer essa técnica.
    Eu gosto do Verniz Base da Mural, mas com o tempo fica amarelado.
    Mesmo assim eu gosto porque a foto fica estilo sépia.
    Tente em uma foto pequena vê se vc gosta. Se vc quiser vidro liquido,
    recomendo um acompanhamento com um instrutor, caso não tenha trabalhado com esse produto.

    Atenciosamente,
    Telma Luize

  25. Bom Dia Telma, encontrei seu site por acaso e já fiquei fã. Tenho uma dúvida. Eu fiz uma decoupage numa caixa de mdf e quero saber se posso usar o verniz acrilico brilhante antes de aplicar a técnica vidro líquido por cima, ouvir dizer que o vidro liquido direto no papel de decoupage ou de scrap pode manchar. Qual sua dica? - caso eu queira colocar acessórios (tipo flores em alto relevo) é aconselhável colar antes de aplicar o vidro liquido ou pode ser depois? qual cola usar em cima do vidro liquido?

    Abraços!!!! Jane Paula - Uberaba-MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram